Formação de Analistas de Processos: Como Assegurar Eficácia à Gestão de Processos e Otimizar Resultados
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MÓDULO I – Fundamentos de Gerenciamento de Processos de Negócio · Entendendo como os processos de negócio estão presentes na organização. · Como o gerenciamento de processos de negócio contribui para o desempenho organizacional. · Gerenciamento de processos de negócio versus gerenciamento por processos de negócio. · O gerenciamento de processos de negócio e as normas da ISO. · O gerenciamento de processos de negócio no contexto dos critérios de excelência do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade). · Arquitetura Corporativa: uma nova forma de pensar sobre processos de negócios. · Principais papéis e competências do gestor de processos de negócio e da equipe de processos. MÓDULO II – Gerenciamento de Processos de Negócio e a Estratégia de Negócio · Cadeia de valor do negócio. · Modelos de referência do processo. · Alinhando o gerenciamento de processos de negócio com a estratégia de negócio. · Definindo os tipos de processos de negócio e a contribuição de cada um deles na consecução dos objetivos estratégicos da organização. · Selecionando e priorizando os processos de negócio a serem mapeados. · Utilizando o Balanced Scorecard como metodologia de apoio ao gerenciamento de processos de negócio. MÓDULO III – Escritório de Processos de Negócio · Como implementar um escritório de processos de negócio. · Otimizando a estratégia organizacional por meio através da conjugação do gerenciamento de processos de negócio ao gerenciamento de projetos. · Utilizando o escritório de processos para avaliar a maturidade dos processos organizacionais. · Aplicando o conceito de gerenciamento de portfólio de processos de negócio. MÓDULO IV – Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio · Mapeamento, análise e diagnóstico do estado atual dos processos de negócio. · Como mapear processos de negócio. · Principais técnicas de modelagem de processos de negócio e quando utilizá-las. · Desenhando o estado futuro desejado do processo de negócio. · Roteiro metodológico para modelagem de processos de negócio. · Gerando e organizando a documentação do processo de negócio: diagramas, macrofluxos, descrição das atividades e detalhamento. · Exercício prático. MÓDULO V - Como Medir o Desempenho dos Processos de Negócio · Por quer fazer medições? · Estruturando um sistema de medição. · Seleção de indicadores. · Tipos de indicadores. · Caracterização dos indicadores. · A realização das medições e a análise dos dados obtidos. · Business Activity Monitoring (BAM) – Monitoração de Processos de Negócio. · Exercício prático. MÓDULO VI – Melhoria Contínua de Processos por meio da Metodologia Seis Sigma · Principais conceitos. · Gerenciamento da qualidade. · O que é Seis Sigma ? · Ferramentas de medição e análise de problemas. · Visão de negócios. · Método DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control). · Projetos de melhoria de processos de negócio. · Benefício da metodologia Seis Sigma. · Por que integrar o Seis Sigma com o Lean Manufacturing ? · Fatores críticos de sucesso na implantação do Seis Sigma. MÓDULO VII – Benchmarking · O que é benchmarking ? · Quais os tipos de benchmarking existentes ? · Qual a diferença entre benchmark e benchmarking ? · Como realizar um estudo de benchmarking. · Como o benchmarking agrega valor ao gerenciamento de processos de negócio. MÓDULO VIII – Automação de Processos de Negócio · Conceitos de BPM e BPMS. · Padrões de BPM: EPC, BPMN e BPEL. · Gerenciamento de regras de negócio – BRMS. · Benefícios de uma solução de BPM. · Como obter vantagem competitiva utilizando o BPM. · BPM como ferramenta de suporte às normatizações organizacionais. · Implantando uma solução de BPM em etapas. · Ferramentas, softwares e lições aprendidas na implantação técnica de uma solução BPM. Voltar ao topo |
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